terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Acidentes diminuem logo após o fim do horário de verão

O horário de verão terminou no sábado, 19 de fevereiro, quando os relógios foram atrasados em uma hora. Com uma hora a mais de sono no fim de semana, a boa notícia é que há uma tendência de redução nos números de acidentes de trânsito nos próximos dias.

Segundo o professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, Arthur Melo e Kummer, tanto no início quanto no fim do horário de verão, percebe-se uma sensível variação no número de acidentes de carro. “Com uma hora a menos de sono, há uma perda na atenção, consequentemente, haverá mais acidentes”, explica. “Por outro lado, uma hora a mais de sono ajuda na recuperação mental do indivíduo. Como resultado, haverá menos acidentes”, completa.

Um estudo realizado no início da década de 1990 pela University of British Columbia, do Canadá constatou o aumento de 8% nas colisões de veículos no primeiro dia após a implantação do horário de verão. A pesquisa concluiu que mudanças na quantidade de sono, mesmo que pequenas, podem influenciar o comportamento das pessoas ao longo do dia.

O professor Arthur Kummer afirma que a mudança pode trazer algum desconforto, sobretudo para quem tem uma rotina mais rígida. “Nos primeiros dias, pode ser que haja uma dificuldade em se adequar ao horário, no caso dos idosos, principalmente, mas isso deve passar logo”, ressalta. Ainda de acordo com Kummer, de uma forma geral, os efeitos colaterais são menores no final, se comparados ao início do horário de verão. Uma recomendação que pode ajudar é não abusar na alimentação e nem ficar sem se alimentar.

Postado no site da Faculdade de Medicina da UFMG
: http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=17644

Nenhum comentário: